Pesquisar este blog

sábado, 20 de abril de 2013

Tubarão (3)

Tubarão é um filme de 1975, dirigido por Steven Spielberg, então com 28 anos. É considerado o primeiro "blockbuster" do cinema ou seja, aquele tipo de filme que arrasta multidões as bilheterias. Em sua época foi o filme de maior renda arrecadando mais de US$ 470 milhões versus um custo total de cerca de US$ 9 milhões.

Baseado no romance de Peter Benchley, Jaws (título em inglês) se transformou em um clássico do cinema, mudando radicalmente esta indústria, que a partir dele passou a produzir filmes direcionados a grandes públicos, com investimentos e efeitos especiais cada vez maiores.

Os produtores Richard Zanuck e David Brown queriam para a direção o veterano John Sturges, responsável pela direção de vários filmes, incluindo "O Velho e o Mar". Felizmente o filme acabou indo para Spielberg, que lutou muito para ser escolhido.

Graças a insistência de Spielberg, que acreditava que para e estória ser mais verosímil, foram escolhidos alguns atores desconhecidos como Roy Scheider e Richard Dreyfus, que acabaram ficando famosos em Hollywood.

Tubarão tornou-se um clássico, ação, suspense e terror tudo isto em único filme. O grande mérito de Spielberg foi conseguir segurar a atenção do expectador todo o tempo: você não consegue ver o monstro durante a primeira metade do filme, você sabe que ele está lá, atacando, aterrorizando e matando, mas o que se vê são conflitos e interesses da população da pequena Amity e o egoísmo das autoridades locais na busca de vantagens econômicas. Já na segunda metade do filme, dentro de seu habitat, o tubarão é finalmente mostrado na caçada que é empreendida, mantendo o expectador ainda totalmente capturado sob a técnica do diretor em manter a atenção.


Steven Spielberg teve muitos problemas técnicos nas filmagens, principalmente com os três tubarões mecânicos usados, mas isto não foi suficiente para tirar o sucesso de público e de crítica que o filme recebeu e toda a merecida fama que acabou tendo após o trabalho.  
    


Spielberg


Steven Spielberg, nascido em 1946, é considerado o cineasta mais popular e influente da história do cinema, dirigindo em toda sua carreira quase 50 filmes. Seu primeiro longa metragem profissional foi o trabalho feito para a televisão chamado "Encurralado", que acabou sendo exibido em cinemas com relativo sucesso. Depois de Tubarão, o diretor colecionou seguidos sucessos, sendo indicado 12 vezes para o prêmio Oscar de Melhor Diretor, onde acabou ganhando com "A Lista de Schindler" em 1994 e com "O Resgate do Soldado Ryan" em 1999.

Como curiosidade, Spielberg é dono da peça original do famoso trenó Rosebud que aparece no filme "Cidadão Kane" que fará parte dos 100 filmes que eu vi...vi.

Sinopse

Após um ataque de um tubarão branco, o Chefe da Polícia da pequena cidade de Amity trava uma "batalha" com os inescrupulosos políticos e empresários, que não querem que ele feche a praia no feriado americano de 4 de Julho. Depois de outros ataques do tubarão, o xerife, junto com um pescador e um oceanógrafo, parte para uma caçada em alto mar. 



Minha cena

O Chefe Brody é obrigado pelos políticos de Amity a manter a praia aberta, inclusive com a "recomendação" que sua família deve ir a praia para demonstrar que o local é seguro. Monta um esquema de vigilância onde fica em um ponto estratégico de observação. A tensão vai crescendo com vários pequenos falsos alarmes da presença do tubarão, até que....  



A frase do filme

- Vamos precisar de um barco maior!
(Chefe Brody para o pescador Quint ao avistar pela primeira vez o tubarão) 




A Música do Filme

A trilha sonora de Tubarão foi assinada pelo maestro John Williams e recebeu o Oscar de Melhor Canção, tornando-se referência para cenas de aproximação de perigo.


Williams é um ícone da música no cinema e suas composições estão sempre relacionadas a filmes de sucesso. São de sua autoria as trilhas de: "Star Wars", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", "Superman, o Filme", "ET, o Extraterrestre", "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida", "Jurassic Park". Recentemente  trabalhou com Spielberg na trilha sonora do filme "Lincoln".

Trailer oficial
   

Sequências... esqueça

Tubarão teve três sequências, nenhuma dirigida por Spielberg e todas totalmente descartáveis. Além disso, outros filmes surgiram na esteira do sucesso de Jaws, como Piranha e Orca, a baleia assassina. Fuja de todos, não perca seu tempo.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário