Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de março de 2014

O Homem que matou o facínora (50)

"O Homem que matou o facínora" (The Man Who Shot Liberty Valance) é um filme de 1962, dirigido por John Ford e estrelado por James Stewar e John Wayne.
Um daqueles filmes mandatórios de se ver, rever e rever, uma aula de cinema em uma estória como somente o mestre John Ford sabia filmar, com diálogos e clima que vão se completando até o final.
Não é propriamente um filme de western, é claramente o sinal de que uma época estava acabando dando lugar a outra, onde a civilização finalmente havia chegado ao Velho Oeste. Enquanto Wayne representa o herói convencional, que consegue tudo pela força, Stewart, antagonicamente, defende que a Lei e a Justiça são as únicas  formas para a construção de uma sociedade justa.
John Wayne e James Stewart são estrelas tão brilhantes do cinema americano que o cartaz do filme trazia estampado em letras garrafais que esse era o primeiro filme que faziam juntos ou seja, o destaque foi maior para os protagonistas do que para própria estória.
Mas eles não estão sozinhos nesta obra-prima, Ford incluiu ainda outros ícones que atuaram em outros de seus filmes como Vera Miles (Rastros de Ódio - Post 18), o veterano Andy Devine (No Tempo das Diligências) e Woody Strode (Sargento Rutledge), mostrando um pouco do que foi o universo " Fordiano".
Lee Marvin, perfeito em sua atuação e que aqui ainda era um ator de suporte encarna o vilão que faz jus ao título do filme em português.
Memorável.

Sinopse


O senador Ransom Stoddard, junto com a esposa, vai até a pequena e inexpressiva cidade de Shinbone, no oeste americano, para acompanhar o funeral de um desconhecido vaqueiro chamado Tom Doniphon.
Estranhando o fato, um jornalista começa a investigar qual a ligação do senador com aquele cow-boy e acaba descobrindo o que aconteceu com os dois no passado.

Minha Cena  

O filme é repleto de cenas memoráveis que compõem a essência do gênero "western", como a coragem, a determinação, a maldade, a fraqueza ou ainda a honestidade, mas eu gosto de lembrar da parte onde o famoso duelo é finalmente esclarecido, mesmo que ao final é ainda a lenda que estabelece o universo dos heróis.

A Frase do Filme

A frase que define o filme e que também define toda a essência do gênero cinematográfico "Western". 

"This is the West, sir. When the legend becomes fact, print the legend". 
jornalista Maxwell Scott

Trailer