Pesquisar este blog

domingo, 30 de junho de 2013

Rastros de Ódio (18)


"Rastros de Ódio" (The Searchers) é um filme de 1956, estrelado por John Wayne e dirigido pelo mestre John Ford.
O filme é uma referência, não só é disparado o melhor filme do gênero "western" e o melhor filme de John Ford, que é um ícone em Hollywood, como também sempre figura em qualquer lista que trata dos melhores filmes de todos os tempos.
Cineastas como Steven Spielberg, George Lucas, Martin Scorcese e Win Winders já declararam sua veneração pelo filme.
A fotografia de "Rastros de Ódio" é maravilhosa com tomadas panorâmicas em Monument Valley no Arizona, que sempre foi o local preferido de John Ford para filmagens externas.
Portanto, "Rastros de Ódio" não é apenas um filme, é um clássico imperdível para se ter em qualquer filmoteca e ser revisitado de tempos em tempos.  

O filme Western

Sete Homens e um Destino
O "western" é o cinema americano por excelência e foi o grande responsável por divulgar e difundir a cultura dos Estados Unidos em todo mundo. Clint Eastwood, que começou atuando em westerns afirmou que o gênero é a única forma de arte originalmente americano.
Hoje, filmes de westerns são raros e apenas ocasionalmente são produzidos, como foram "Dança com Lobos" de Kevin Costner (1990), "Os Imperdoáveis" de Clint Eastwood (1992) e a excelente refilmagem de "Bravura Indômita" dos Irmãos Coen (2010).

Sangue de Heróis
Minha lista dos 10 melhores "westerns" de todos os tempos:
- Rastros de Ódio (1956) - de John Ford, com John Wayne
- Shane (1953) - de George Stevens, com Alan Ladd 
- No Tempo das Diligências (1939) - de John Ford, com John Wayne
- Rio Vermelho(1948) - de Howard Hanks, com John Wayne
- Sangue de Heróis (1948) - de John Ford, com John Wayne
- Legião Invencível (1950) - de John Ford, com John Wayne
Shane
- O Homem que Matou o Facínora (1962) - de John Ford, com John Wayne
- Estigma da Crueldade (1958) - de Henry King, com Gregory Peck
- Matar ou Morrer (1952) - de Fred Zinneman, com Gary Cooper
- Sete Homens e um Destino (1960) - de John Sturges, com Yul Brynner



John Wayne

Foi um dos mais famosos atores de Hollywood, atuando em mais de 100 filmes em sua carreira.
Era o ator preferido do diretor John Ford e foi premiado com o Oscar de Melhor Ator em 1969 por sua atuação em "Bravura Indômita", que em 2010 foi refilmado pelos Irmãos Coen, com Jeff Bridges no papel do delegado Rooster Cogburn.
Seu último filme foi "O Último Pistoleiro" de 1975 onde interpreta um velho pistoleiro que está morrendo de câncer, a mesma doença que o matou em 1979, quando ele estava com 72 anos. 
John Wayne é uma lenda do cinema americano.

Sinopse

No Texas, em 1868, uma família é atacada e morta por um bando de índios. Somente a filha mais nova, uma menina, é poupada, mas é levada pelos selvagens.
Ethan Edwards, o irmão do pai da família massacrada, sai em perseguição dos comanches para resgatar a sobrinha. No entanto, a busca se prolonga por anos e apesar de Ethan não desistir, tornando-se obcecado por esse objetivo, ele sabe que terá que tomar uma decisão quando encontrar a sobrinha, mantê-la ou não, já que certamente ela acabou virando esposa de um índio.

Minha cena - o sentido da porta

cena final de Rastros de Ódio
"Rastros de Ódio" começa com uma porta se abrindo e termina com uma porta se fechando. Nas duas cenas, Ethan está do lado de fora da casa.
Qual o significado? Ethan é um homem só, amargurado, marcado pela guerra (guerra da secessão) e sem chances de formar uma família. No filme, insinua-se que Ethan foi apaixonado pela esposa do irmão. Ele nunca será feliz, nunca terá uma família e no sentido figurado sempre estará do lado de fora da casa por que jamais terá um lar.

Trailer