Pesquisar este blog

sábado, 25 de maio de 2013

Homem Aranha (13)

"Homem Aranha" (Spider-Man) é um filme de 2002, dirigido por Sam Raimi e estrelado pelo ator Tobey Maguire.
É a melhor adaptação para o cinema de um super herói das histórias em quadrinhos respeitando o original, considerando que outros super-heróis levados para as telas como X-Men ou Bat-Man usam os personagens, mas com roteiros criados especialmente para os filmes.
"Homem Aranha" foi um grande sucesso de público, sendo o filme que mais arrecadou nos Estados Unidos em 2002, somando mais US$ 400 milhões.
Com efeitos especiais excelentes, principalmente para a época de lançamento, somos continuamente surpreendidos pela qualidade das imagens, acreditando por vezes que Tobey Maguire consegue realmente saltar de um prédio para o outro e escalar paredes. 
O filme concorreu ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais.
Stan Lee, o criador do personagem, atuou como figurante no filme, aparecendo em uma cena da batalha do Homem Aranha e o Duende Verde, salvando uma menina dos destroços que caem de um prédio.

O Homem Aranha

É o mais famoso personagem de estória em quadrinhos da Marvel Comics, criado por Stan Lee e Steve Ditko, no início da década de 60.
Diferentemente dos outros super-heróis, o Homem Aranha não segue um padrão convencional. Ele usa seus poderes para ganhar dinheiro tirando fotos dele mesmo para vender a um jornal. Como é órfão e responsável por sua velha tia que o criou, acaba se mostrando muito mais humano do que os demais heróis do HQ. A estória carrega ainda tons psicológicos, pois Peter sente-se responsável pela morte de seu tio.
O certo é que o sucesso do Homem Aranha o coloca no mesmo patamar de disputar a primazia com os ícones dos quadrinhos como Super-Man e Bat-Man.
Stan Lee tornou-se o mais famoso criador de personagens de estórias em quadrinhos, estando em sua galeria de personagens super-heróis como o Incrível Hulk, Thor e Homem de Ferro e a trupe X-Men.

A franquia

Homem Aranha no cinema é uma trilogia, após o sucesso do primeiro filme em 2002, seguiram-se "Homem Aranha 2" em 2004 e "Homem Aranha 3" em 2007, todos estrelados por Tobey Maguirre (Peter Parker / Homem Aranha) e Kirsten Dunst (Mary Jane), dirigidos por Sam Raimi e que também repetiram o sucesso do primeiro filme
Em 2012 foi lançado "O Espetacular Homem Aranha", com Andrew Garfield e Emma Stone, dirigido por Marc Webb, que não é uma continuação da trilogia, mas uma releitura da estória do super-herói. No entanto Tobey Maguire continua sendo muito melhor Peter Parker do que Andrew Garfield.


Sinopse


Peter Parker, um jovem órfão que vive com seus tios Ben e May e que tem muitas dificuldades de relacionamento com os colegas por ser tímido, é acidentalmente picado em um laboratório por uma aranha modificada geneticamente, o que o afeta lhe dando super poderes. 
A partir do assassinato do tio por um punguista, decide usar seu poderes para combater a criminalidade, transformando-se no Homem Aranha, sem suspeitar que em breve terá que enfrentar um poderoso vilão chamado Duende Verde.
Neste meio tempo acaba se envolvendo em um romance com sua colega de faculdade Mary Jane Watson, por que sempre fora apaixonado. 


A Frase do filme

 
Com grandes poderes vem grandes responsabilidades
                               Tio Ben para Peter 





Minha cena

Homem Aranha tem cenas de ação ininterruptas e surpreendentes e certamente este é o ponto forte filme. No entanto, há uma cena  bastante elaborada, quando na cantina do colégio, Peter, que ainda está testando seus poderes, salva Mary Jane prestes a escorregar com uma bandeja nas mãos. Confira.


Trailer Spider Man - 2002





quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gloria Feita de Sangue (12)


"Gloria feita de Sangue" (Paths of Glory) é um filme de 1957, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado pelo astro Kirk Douglas.
O filme é considerado um clássico de guerra e é um manifesto antibelicista, uma advertência a estupidez humana que menospreza e humilha a vida, mostrando as atrocidades do que é capaz o ser humano, dentro ou fora dos campos de batalha.
O diretor Martin Scorcese (Os Infiltrados, Gangues de Nova York, O Aviador) afirmou que é impossível ver "Gloria feita de Sangue" e não chorar.
No entanto o filme não é um dramalhão, apenas não comunga com um final feliz, mostra uma dura e amarga realidade sobre a imbecilidade humana.
O horror de uma guerra está representado na frase de um dos soldados que será julgado, acusado de covardia no campo de batalha: "Você vê aquela barata? (apontando para uma) Amanhã de manhã nós estaremos mortos e ela estará viva. Ela terá mais contato com minha mulher e filhos do que eu terei”
A parceria Stanley Kubrick / Kirk Douglas deu tão certo, que em 1960, Douglas contratou Kubrick como diretor para seu próximo filme, Spartacus, dispensando o veterano Anthony Mann que tinha sido chamado para a direção. Spartacus nas mãos de Kubrick passou para a historia como um dos melhores filmes épicos de todos os tempos, ótima escolha de Douglas.
Por "Gloria feita de Sangue", Stanley Kubrick foi banido da França por 20 anos por mostrar ao mundo o episódio vergonhoso envolvendo o exercito francês na Primeira Guerra Mundial.

Stanley Kubrick

Kubrick em sua carreira de 46 anos dirigiu apenas 13 filmes, obtendo reconhecimento e sucesso a partir de seu quarto filme "Gloria feita de Sangue".
O diretor sempre foi muito criterioso e exigente na escolha dos roteiros que filmava, o que talvez seja a explicação por que dirigiu tão poucos filmes.
Ma se faltou quantidade na filmografia de Kubrick, o mesmo não podemos dizer de qualidade. Entre seus filmes, além de Gloria feita de Sangue, estão os seguintes clássicos: 
     1- Spartacus (1960)
     2- Lolita (1962)
     3- Dr. Fantástico (1964)
     4- 2001, Uma Odisseia Espacial (1968)
     5- Laranja Mecânica (1971)
     6- Barry LIndon (1975)
     7- O Iluminado (1980) 

A Primeira Guerra Mundial...

Foto real - Primeira Grande Guerra
Foto real - Primeira Grande Guerra
foi um conflito que durou de 1914 até 1918, envolvendo as grandes potencias da época, de um lado os aliados Inglaterra, França, Império Russo e depois os Estados Unidos e do outro lado a Alemanha e o Império Austro Húngaro. Com o envolvimento de mais de 70 milhões de soldados, foi o sexto conflito mais sangrento da história com mais de 9 milhões de combatentes mortos, principalmente pelo avanço tecnológico com o uso de aviões e armas químicas. Apesar disto, o conflito ainda teve muito de uma guerra antiga passando por cavalos e trincheiras, com milhões de metros de arames farpados espalhados pelos campos para impedir o avanço de ambos os lados.

Sinopse 

 
Durante a Primeira Guerra Mundial, um General francês ordena um ataque suicida de sua tropa, que não conseguindo avançar acaba voltando para seu lado das trincheiras. Inconformado, o General exige que sua artilharia dispare contra a própria tropa. Com a recusa do oficial de artilharia, resolve promover uma corte marcial para justificar seu fracasso estratégico. O Coronel da própria tropa se oferece para defender seus soldados durante a Corte Marcial.

Minha cena


O ataque suicida é ordenado, o fogo inimigo se intensifica, a tropa francesa vacila em sair das trincheiras para começar a ofensiva. O Coronel Dax, oficial responsável pela tropa, atravessa a trincheira passando a frente de seus soldados e o ataque é inciado, mas em seguida se transforma em um massacre para os franceses.


A frase do filme

- Com todo o respeito General, o senhor acredita mesmo no que acaba de dizer?
Coronel Dax indagando um General, logo após o mesmo ter afirmado que em algumas situações alguns soldados precisam ser executados como uma advertência para a tropa não se  acovardar em combate.

A cena do início do ataque (aula de cinema) 



segunda-feira, 20 de maio de 2013

Campo dos Sonhos (11)


"Campo dos Sonhos" (Field of Dreams) é um filme de 1989, dirigido por Phil Alden Robinson e estrelado pelo ator Kevin Costner.
Apesar do filme tratar de um tema relacionado a beisebol, que é de pouca familiaridade para a maioria de nós, "Campo dos Sonhos" transcende a questão do esporte, apresentando um enredo carregado de emoção que é centrado em uma ideia sobre o quanto uma pessoa está disposta a arriscar o seu modo de vida por um sonho?
Assim, "Campo dos Sonhos" é um tributo para quem acredita que possível sonhar e realizar, com a crença, como próprio filme mostra, que "cruzar uma linha" pode modificar uma vida. 
Burt Lancaster
O ator Kevin Costner quando foi convidado para fazer o filme havia acabado de se tornar um grande astro, vindo de dois sucessos "Sem Saída" e "Os Intocáveis". No ano seguinte, Costner atingiria o apogeu da fama quando dirigiu e estrelou o premiado "Dança com Lobos". Infelizmente sua carreira declinou a partir de 1995 com os sucessivos fracassos "Waterworld" e "O mensageiro".
Foi também o último filme de Burt Lancaster, um ídolo de Hollywood das décadas de 40 e 50, que interpreta um velho médico que na juventude quase foi um jogador profissional de beisebol e que terá uma participação especial no desenrolar da estória.
"Campo dos Sonhos" não é um clássico, mas é uma pequena joia para quem entende que mais importante do que ter um sonho é acreditar que realizá-lo exige coragem e determinação e que de vez em quando algumas vezes coisas impossíveis acontecem.  
Mergulhe nas águas mágicas de "Campo dos Sonhos".  

O personagem Terrence Mann 

Terrence Mann (James E. Jones)
J. D. Salinger
O personagem Terrence Mann, interpretado pelo ator James Earl Jones (fez a voz de Darth Vader em Guerra nas Estrelas), é fictício, mas foi inspirado no famoso escritor americano J. D. Salinger, que também era um recluso, avesso a entrevistas e que escreveu em 1951 o indispensável livro "O Apanhador no Campo de Centeio" (The Catcher in the Rye) que influenciou toda uma geração de adolescentes nos anos de 1950 e que ainda hoje, passados mais de 60 anos de seu lançamento, ainda vende mais de 250 mil exemplares por ano.

Sinopse


Inspirado por uma voz que só ele escuta e apoiado por sua esposa, Ray Kinsella, que está com sua fazenda hipotecada, resolve construir um campo de beisebol em sua propriedade
Ainda com dúvidas sobre o que está fazendo, sai a procura de um recluso escritor para ajudá-lo em sua empreitada, sem saber que tudo que está fazendo irá restabelecer algo muito importante perdido em seu passado.

Minha cena

"Se você construir ele virá" -  a frase misteriosa ouvida pelo fazendeiro Ray e que o faz perseguir um sonho que acaba sendo compartilhado é comoventemente esclarecida no final, seguida de milhares de luzes  que se aproximam da fazenda, em direção ao campo de beisebol.



A frase do filme

 
Se você construir, ele virá!


  



Trailer