"Gloria feita de Sangue" (Paths of Glory) é um filme de 1957, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado pelo astro Kirk Douglas.
O filme é considerado um clássico de guerra e é um manifesto antibelicista, uma advertência a estupidez humana que menospreza e humilha a vida, mostrando as atrocidades do que é capaz o ser humano, dentro ou fora dos campos de batalha.
O diretor Martin Scorcese (Os Infiltrados, Gangues de Nova York, O Aviador) afirmou que é impossível ver "Gloria feita de Sangue" e não chorar.
No entanto o filme não é um dramalhão, apenas não comunga com um final feliz, mostra uma dura e amarga realidade sobre a imbecilidade humana.
O horror de uma guerra está representado na frase de um dos soldados que será julgado, acusado de covardia no campo de batalha: "Você vê aquela barata? (apontando para uma) Amanhã de manhã nós estaremos mortos e ela estará viva. Ela terá mais contato com minha mulher e filhos do que eu terei”
A parceria Stanley Kubrick / Kirk Douglas deu tão certo, que em 1960, Douglas contratou Kubrick como diretor para seu próximo filme, Spartacus, dispensando o veterano Anthony Mann que tinha sido chamado para a direção. Spartacus nas mãos de Kubrick passou para a historia como um dos melhores filmes épicos de todos os tempos, ótima escolha de Douglas.
Por "Gloria feita de Sangue", Stanley Kubrick foi banido da França por 20 anos por mostrar ao mundo o episódio vergonhoso envolvendo o exercito francês na Primeira Guerra Mundial.
Stanley Kubrick
Kubrick em sua carreira de 46 anos dirigiu apenas 13 filmes, obtendo reconhecimento e sucesso a partir de seu quarto filme "Gloria feita de Sangue".
O diretor sempre foi muito criterioso e exigente na escolha dos roteiros que filmava, o que talvez seja a explicação por que dirigiu tão poucos filmes.
Ma se faltou quantidade na filmografia de Kubrick, o mesmo não podemos dizer de qualidade. Entre seus filmes, além de Gloria feita de Sangue, estão os seguintes clássicos:
1- Spartacus (1960)
2- Lolita (1962)
3- Dr. Fantástico (1964)
4- 2001, Uma Odisseia Espacial (1968)
5- Laranja Mecânica (1971)
6- Barry LIndon (1975)
7- O Iluminado (1980)
A Primeira Guerra Mundial...
Foto real - Primeira Grande Guerra |
Foto real - Primeira Grande Guerra |
Sinopse
Durante a Primeira Guerra Mundial, um General francês ordena um ataque suicida de sua tropa, que não conseguindo avançar acaba voltando para seu lado das trincheiras. Inconformado, o General exige que sua artilharia dispare contra a própria tropa. Com a recusa do oficial de artilharia, resolve promover uma corte marcial para justificar seu fracasso estratégico. O Coronel da própria tropa se oferece para defender seus soldados durante a Corte Marcial.
Minha cena
O ataque suicida é ordenado, o fogo inimigo se intensifica, a tropa francesa vacila em sair das trincheiras para começar a ofensiva. O Coronel Dax, oficial responsável pela tropa, atravessa a trincheira passando a frente de seus soldados e o ataque é inciado, mas em seguida se transforma em um massacre para os franceses.
A frase do filme
Coronel Dax indagando um General, logo após o mesmo ter afirmado que em algumas situações alguns soldados precisam ser executados como uma advertência para a tropa não se acovardar em combate.
A cena do início do ataque (aula de cinema)
Nenhum comentário:
Postar um comentário