Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Expresso Polar (44)

 "O Expresso Polar" (The Polar Express) é um filme de 2004 dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks.
O filme é um conto natalino em animação utilizando o método de captura digital, onde atores reais emprestam seu movimentos em cenas que irão virar animação, permitindo um realismo inigualável para um desenho animado.

método de captura
Baseado no livro de Chris Van Hallsburg, a realização do filme foi uma ideia de Hanks e Zemeckis, amigos e que já haviam trabalhados juntos em "Forrest Gump" e "Naufrago".
"O Expresso Polar" é muito mais que um conto que descreve a ansiedade de uma criança na busca por presentes no Natal, é a jornada de todos nós na passagem da infância para a adolescência mantendo o desejo de acreditar e continuar acreditando no milagre do Natal. Por isso ficamos encantados com esta magia.
Tom Hanks interpreta cinco personagens: o Condutor do Expresso Polar, o Vagabundo, Papai Noel, o pai do Herói e o Herói mais velho, porém ao contrário do que muitos pensam, ele não interpreta o menino que embarca na aventura.
O Natal é uma época especial e de reflexões e o cinema conseguiu capturar toda essa magia, alguns filmes conseguem transmitir este espirito. 
A Felicidade não se compra
Sem dúvidas "O Expresso Polar" é um dos meus cinco filmes preferidos e que todos os anos revejo com a minha família na época do Natal. Mas existem outros também inesquecíveis: 
Esqueceram de mim (Home Alone)
"A Felicidade não se compra" (It's a wonderful life), de 1946, mostrado no Post 17, "O Milagre da Rua 34" (Miracle on 34th Street) de 1947, "Esqueceram de Mim" (Home Alone) de 1990 e "Os Fantasmas do Sr. Scrooge" (A Christmas Carol) baseado no famoso conto de Charles Dickens, de 2009, outra animação no sistema de captura digital. 
Confira, veja ou reveja, a época agora convida. I Believe!

Sinopse

Na véspera do Natal, um menino que começa a desconfiar da existência do Papai Noel, é surpreendido pela visita de um trem na porta de sua casa. Relutante, aceita o convite do condutor e embarca no trem, o Expresso Polar. 
Junto com outras crianças, é levado ao Polo Norte onde terá uma surpresa que o marcará por toda sua vida.

Minha Cena


Entrar em um trem é algo mágico. A cena do convite para o menino  embarcar no Expresso Polar é indescritível e sempre que revejo, imagino o que seria aquela experiência.
Como disse o condutor (Tom Hanks):
"Uma coisa sobre trens, não importa onde eles estão indo, o que importa é decidir embarcar neles"
Mais do que mágico! All aboard!


A frase do Filme - BELIEVE

"Antes, a maioria dos meus amigos podia ouvir o guizo, mas os anos se passaram e ele parou de tocar para todos eles. Até minhã irmã, em um Natal, descobriu que não ouvia mais o seu doce som.
Embora eu tenha crescido, o guizo ainda toca para mim, como toca para todos aqueles que realmente acreditam". 

Trailer