Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Les Misérables (15)


Les Misérables é um filme de 2012, dirigido por Tom Hooper e estrelado pelos atores Hugh Jackman, Russel Crowe e Anne Hathaway. 
Jean Valjean - ainda prisioneiro
O filme é uma adaptação do famoso musical da Broadway produzido por Cameron Mackntosh, que foi inspirado no célebre livro escrito pelo francês Victor Hugo que narra a estória do ex-presidiário Jean Valjean.
"Les Misérables", o filme, consegue transmitir a mesma emoção que o musical teve no teatro, com excelente fotografia, figurino e a magnifica trilha sonora, sem contar é claro com a agradável surpresa de ver grandes astros de Hollywood cantando, o que torna esta produção excepcional e emocionante.
Indicado para oito Oscars, inclusive de Melhor Filme e Melhor Ator para Hugh Jackman, acabou ganhando três estatuetas: Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway, Melhor Maquiagem e Melhor Som.
Em sua estreia em New York foi aplaudido de pé por todos os presentes.

O Musical

Poster Oficial
Com canções compostas em 1980 por Claude-Michael
"Le Mis" em São Paulo
Schönberg, "Les Misérables" chegou
em 1987 a Broadway com produção de Cameron Mackintosh e é o terceiro musical de maior bilheteria de todos os tempos, com mais  45 milhões de expectadores, permanecendo por décadas em cartaz. 
Com a mesma produção da Broadway, foi encenado em 2001 em São Paulo, no Teatro Abril, ficando em cartaz por mais de um ano, com recorde de público em sessões concorridas todos os dias. A partir de "Les Misérables", São Paulo passou a receber várias outras produções musicais de renome como "A Bela e a Fera", "A Noviça Rebelde" e o "Rei Leão", todas com muito sucesso, provando a força das grandes produções.

O Livro 
Os Miseráveis é um livro cheio de argumentos políticos, filosóficos e psicológicos, que se passa em uma época de muita transformação na França.
A trama é composta por muitos personagens e se concentra em um período entre 1815 a 1833, focando na vida de um homem que passou 19 anos preso por ter roubado um pão para matar a fome de sua irmã. Quando é libertado e não conseguindo arrumar emprego, acaba roubando a casa de um bispo, mas graças ao próprio bispo é liberado. Este fato vai transformar sua vida, principalmente após ao incidente que vali colocar a órfã Cosete em sua vida. 

Victor Hugo

Victor Hugo - estátua de Rodin
Foi um dos maiores escritores de todos os tempos (1802 - 1885) e entre seus mais famosos livros estão "Os Miseráveis" e "O Corcunda de Notre Dame". Seus romances sempre foram carregados de cunho político, mas sem adotar um discurso socialista. Ele acreditava que uma sociedade aberta encontraria soluções para seus problemas e era contra políticas de redistribuição de riquezas, pois isto poderia desincentivar a produção, fazendo com que não houvesse progresso. Entendia que se houvesse liberdade de comércio, o resultado seria o progresso geral de todos, até para os pobres.
Victor Hugo foi muito influente e como exemplo, graças ao seu romance "O Corcunda de Notre Dame", a prefeitura de Paris, ainda no no século XIX iniciou uma ampla reforma na famosa catedral, que estava quase em ruínas, transformando-a junto com a Torre Eiffel, no maior símbolo da cidade.
Em seu enterro, o grande escritor teve o maior cortejo da história de Paris, sendo acompanhado por mais de um milhão de pessoas no trajeto até o cemitério e neste dia, as prostitutas da cidade não trabalharam.

Sinopse

Jean Valjean, um condenado que após cumprir sua pena é solto e tenta recomeçar sua vida após receber uma grande ajuda de um padre. Por quebrar sua liberdade condicional, é perseguido pelo chefe de polícia Inspetor Javert. 
Seu destino vai mudar quando promete a Fantine, uma operária que está morrendo que vai cuidar da sua pequena filha chamada Cosete.

A frase do filme 

...há um mundo (novo) para ser  visto               
                                                          encerramento do filme




Trailer



terça-feira, 28 de maio de 2013

Cidadão Kane (14)


"Cidadão Kane" (Citizen Kane) é um filme de 1941, estrelado e dirigido por Orson Welles. 
O filme é um marco do cinema devido as inovações nas técnicas cinematográficos, principalmente nos enquadramentos com tomadas de baixo para cima, exploração de campo visual, personagens passando por cima das câmeras e ainda a presença constante dos tetos dos ambientes, que passam a fazer parte da condição do momento da estória, o que nunca tinha sido feito até então.
posicionamento de câmera para tomada de cena
 

Na narrativa adotou uma forma que não é linear, também muito inovador para a época, o que exige maior maior  concentração de quem está assistindo.
O filme teve muitos problemas em sua realização, principalmente as brigas com o magnata da imprensa americana, William Randolph Hearst, que acreditava que Cidadão Kane era uma disfarçada pejorativa biografia de sua vida. Com esta convicção, o milionário fez várias tentativas de impedir o lançamento do filme, desde ameaças até mesmo a compra dos direitos de exibição para não deixar que a obra chegasse aos cinemas.
Felizmente a produtora RKO, ficou do lado de Welles e garantiu o lançamento do filme. No entanto Hearst nunca perdoou Wellles, o que provocou um desfecho trágico para o futuro do jovem cineasta.
É considerado por grande parte da crítica como o maior filme da história e está classificado em primeiro lugar na lista de melhores filmes da American Film Institute.
"Cidadão Kane" não é um filme fácil de assistir, é complexo e inovador, com cenas que ainda hoje chamam a atenção pela originalidade, mas é uma produção que não pode faltar no curriculum de qualquer amante do cinema, uma obra-prima recheada de novidades que marcou e mudou para sempre a indústria cinematográfica. Confira.

Orson Welles

Orson Welles (1915 - 1985) foi um gênio precoce no ramo da comunicação e tudo levava a crer que sua carreira teria um sucesso duradouro. Infelizmente isto não ocorreu. 
Em 1938 em um programa de rádio CBS, Welles transmitiu uma versão radiofônica de "Guerra dos Mundos", que causou generalizado pânico na população dos Estados Unidos, que acreditou que realmente a Terra estava sendo atacada por alienígenas. O episodio causou tantos problemas que Welles teve que voltar a rádio no dia seguinte e pedir desculpas aos americanos, sendo depois demitido com toda a  sua equipe pela executivos da rádio. 
Com a direção de "Cidadão Kane", aos 26 anos de idade, obteve um enorme sucesso e reconhecimento de crítica como um novo gênio do cinema.
No entanto, a partir daí os problemas com o milionário Hearst e seu difícil temperamento o impediram de continuar sua ascensão e ele nunca mais fez sucesso, chegando praticamente esquecido no final de sua vida, sem nunca ter repetido algo tão grandioso como "Cidadão Kane".


Sinopse 
 
Um grupo de jornalistas tenta decifrar por que o magnata da impressa Charles Foster Kane, antes de morrer, pronunciou a palavra Rosebud.
A partir deste ponto é iniciada uma investigação mostrando a vida de Kane em flash backs, sua infância, acensão para a fama até a sua queda e morte.

Minha cena

 A cena final é impressionante com a câmera passando sobre o depósito com as caixas e pertences que sobraram de Charles Kane, dando a impressão que estamos sobrevoando uma grande cidade, revelando tudo que pertencia ao milionário até que de repente, o final revelador e surpreendente.
Aula de cinema, imperdível.



A frase do filme

 
      - Rosebud!





Primeiras Cenas