Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Les Misérables (15)


Les Misérables é um filme de 2012, dirigido por Tom Hooper e estrelado pelos atores Hugh Jackman, Russel Crowe e Anne Hathaway. 
Jean Valjean - ainda prisioneiro
O filme é uma adaptação do famoso musical da Broadway produzido por Cameron Mackntosh, que foi inspirado no célebre livro escrito pelo francês Victor Hugo que narra a estória do ex-presidiário Jean Valjean.
"Les Misérables", o filme, consegue transmitir a mesma emoção que o musical teve no teatro, com excelente fotografia, figurino e a magnifica trilha sonora, sem contar é claro com a agradável surpresa de ver grandes astros de Hollywood cantando, o que torna esta produção excepcional e emocionante.
Indicado para oito Oscars, inclusive de Melhor Filme e Melhor Ator para Hugh Jackman, acabou ganhando três estatuetas: Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway, Melhor Maquiagem e Melhor Som.
Em sua estreia em New York foi aplaudido de pé por todos os presentes.

O Musical

Poster Oficial
Com canções compostas em 1980 por Claude-Michael
"Le Mis" em São Paulo
Schönberg, "Les Misérables" chegou
em 1987 a Broadway com produção de Cameron Mackintosh e é o terceiro musical de maior bilheteria de todos os tempos, com mais  45 milhões de expectadores, permanecendo por décadas em cartaz. 
Com a mesma produção da Broadway, foi encenado em 2001 em São Paulo, no Teatro Abril, ficando em cartaz por mais de um ano, com recorde de público em sessões concorridas todos os dias. A partir de "Les Misérables", São Paulo passou a receber várias outras produções musicais de renome como "A Bela e a Fera", "A Noviça Rebelde" e o "Rei Leão", todas com muito sucesso, provando a força das grandes produções.

O Livro 
Os Miseráveis é um livro cheio de argumentos políticos, filosóficos e psicológicos, que se passa em uma época de muita transformação na França.
A trama é composta por muitos personagens e se concentra em um período entre 1815 a 1833, focando na vida de um homem que passou 19 anos preso por ter roubado um pão para matar a fome de sua irmã. Quando é libertado e não conseguindo arrumar emprego, acaba roubando a casa de um bispo, mas graças ao próprio bispo é liberado. Este fato vai transformar sua vida, principalmente após ao incidente que vali colocar a órfã Cosete em sua vida. 

Victor Hugo

Victor Hugo - estátua de Rodin
Foi um dos maiores escritores de todos os tempos (1802 - 1885) e entre seus mais famosos livros estão "Os Miseráveis" e "O Corcunda de Notre Dame". Seus romances sempre foram carregados de cunho político, mas sem adotar um discurso socialista. Ele acreditava que uma sociedade aberta encontraria soluções para seus problemas e era contra políticas de redistribuição de riquezas, pois isto poderia desincentivar a produção, fazendo com que não houvesse progresso. Entendia que se houvesse liberdade de comércio, o resultado seria o progresso geral de todos, até para os pobres.
Victor Hugo foi muito influente e como exemplo, graças ao seu romance "O Corcunda de Notre Dame", a prefeitura de Paris, ainda no no século XIX iniciou uma ampla reforma na famosa catedral, que estava quase em ruínas, transformando-a junto com a Torre Eiffel, no maior símbolo da cidade.
Em seu enterro, o grande escritor teve o maior cortejo da história de Paris, sendo acompanhado por mais de um milhão de pessoas no trajeto até o cemitério e neste dia, as prostitutas da cidade não trabalharam.

Sinopse

Jean Valjean, um condenado que após cumprir sua pena é solto e tenta recomeçar sua vida após receber uma grande ajuda de um padre. Por quebrar sua liberdade condicional, é perseguido pelo chefe de polícia Inspetor Javert. 
Seu destino vai mudar quando promete a Fantine, uma operária que está morrendo que vai cuidar da sua pequena filha chamada Cosete.

A frase do filme 

...há um mundo (novo) para ser  visto               
                                                          encerramento do filme




Trailer



3 comentários:

  1. Maravilhoso! Para mim, merecia o Oscar de melhor filme do ano!

    ResponderExcluir
  2. Concordo que merecia o Oscar de melhor filme do ano. Mas foi covardia concorrer com dois filmes que "mexem" com o orgulho e o espírito americano - Lincoln e Argo (que levou o Oscar). A primeira cena de Les Miserables é inesquecível! A música, o cenário, magnífico!

    ResponderExcluir
  3. Concordo!!! E agora podemos assistir em casa, pois já lançaram o DVD! Eu já comprei!!! Lindo demais..

    ResponderExcluir