Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tempos Modernos (24)

"Tempos Modernos" (Modern Times) é um filme de 1936, dirigido e estrelado Charles Chaplin.
Nenhuma retrospectiva que trate sobre cinema pode deixar de fora o britânico Charles Chaplin (1899 - 1977), que ajudou a construir esta indústria e foi um dos seus maiores ícones, talvez o maior gênio de toda sua história. Foi um dos fundadores da produtora Unidet Artists em 1919 e muito mais que ator, dirigiu, produziu e escreveu seus filmes.
"Tempos Modernos" é daqueles exemplos de filme que não envelhece, mesmo que tenha sido feito há mais de 75 anos.
Operário recebendo ordens em "Tempos Modernos"
Sua mensagem continua cristalina - Chaplin criticou duramente a indústria daquela época que massacrava seus operários com tarefas repetitivas, de pouca criatividade e com baixa remuneração, bem como a opressão do Estado contra o trabalhador.
Hoje, assista o filme e avalie se essas mesmas críticas também não valem para o atual modelo de globalização, que continua exigindo que as tarefas sejam executadas cada vez mais rápido, padronizadas, com baixos salários, não importando a cultura, fuso horário ou qualquer tipo de planejamento, mesmo com toda a tecnologia disponível. Pior ainda, decisões que extinguem empregos em um País e os transferem para um outro são tomadas, sem nenhuma avaliação das consequências sociais deste tipo de decisão. 
O filme também mostra o controle da individualidade do cidadão através de monitoramento por câmeras, como prenúncio dos nossos tempos e mais de uma década antes de "1984", o assustador livro de George Orwell, que trata do controle absoluto do Estado sobre as pessoas.

O Vagabundo

Charles Chaplin criou em 1914 o mais famoso personagem do cinema, o vagabundo Carlitos. 
Com um bigode escovinha, vestido com um paletó apertado, chapéu coco, sapatos grandes e uma bengala, Chaplin encantou multidões com o jeito simples e meigo do personagem, que praticamente moldou toda a sua carreira.
Carlitos sempre foi uma crítica à  desigualdade, à nossa logica desumana e contra a intolerância dos ricos em relação a pobreza. 
É impossível não rir e ao mesmo tempo não se emocionar com as situações mágicas criadas pelo gênio.
"Tempos Modernos" marcou o fim de Carlitos, nunca mais Chaplin interpretou o personagem que até hoje é o mais imitado da história cinematográfica. 
 


Sinopse

Na moderna linha de montagem de uma fábrica, devido ao ritmo frenético da produção, um operário é acometido de um forte estresse. Apresentando sintomas de loucura e acaba internado em um sanatório. 
Depois de deixar o hospital e já desempregado, acaba encontrando uma forte crise trabalhista no mercado. Para complicar anda mais sua situação, durante uma passeata, é confundido com um anarquista e acaba se envolvendo com uma jovem que foi forçada a roubar comida para alimentar suas irmãs.

Minha Cena     


A cena do operário (Chaplin) sendo pressionado a ser mais rápido em sua atividade pelo supervisor é ao mesmo tempo hilária e assustadora, pois mostra em que podemos nos tornar em nosso mundo profissional, comandando ou sendo comandado. Confira



A frase (filme mudo)  

- Ele está louco!
Supervisor falando de Chaplin quando ele acometido do estresse (em legenda)

Trailer