Pesquisar este blog

domingo, 1 de setembro de 2013

Casablanca (27)


"Casablanca" (Casablanca) é um filme de 1942, dirigido por Michael Curtiz e estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.
É o clássico que todos amam e mesmo 70 anos após sua estreia é considerado uma dos melhores filmes já feitos por Hollywood e de acordo com o American Film Institute é o terceiro melhor filme de todos os tempos.
Baseado em uma peça de teatro que jamais foi encenada, que chamava "Everybody comes to Rick's", teve o nome trocado para "Casablanca" pelo famoso produtor de filmes Hall B. Wallis.
Apesar de começar com uma produção rotineira, alguns fatos contribuíram para o sucesso eterno de "Casablanca",  como a mudança do roteiro que eliminou o happy end no final, uma tradição na Hollywood daquela época e a troca de atores ocorrida.  Ann Sheridan e Ronald Reagan foram convidados para os papeis principais e recusaram. Para nossa sorte, pois Bogart e Bergman formaram um par romântico inesquecível, responsável pelo grande sucesso do filme. Dizem que Reagan não concordou em fazer o filme, por que ficou preocupado com o final da estória, que poderia comprometer sua carreira como galã. Com isso, Bogart, depois de tantos filmes como gangster ou policial, finalmente pode fazer um filme romântico e que o consolidou como uma lenda do cinema. Bogart é considerado pelo mesmo American Film Institute como a maior estrela masculina do cinema americano de todos os tempos.
"Casablanca" ganhou o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Diretor.
A canção do filme, cantada pelo personagem Sam, "As Time Goes By", escrita por Herman Hupfeld em 1931, acabou tornando-se famosa a partir de 1942 e é hoje um clássico da música romântica americana.

Sinopse

Rick Baine (Bogart) é o dono de uma casa noturna na cidade de Casablanca que ajuda pessoas que estão tentando fugir para os Estados Unidos, escapando dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Quando o líder da resistência tcheca Victor Laszlo (Paul Henreid), junto com sua mulher Ilsa (Bergman) o procura pedindo ajuda para deixar Casablanca, Rick vai reencontrar sua grande paixão do passado e que foi responsável por ele se exilar no Marrocos.
O dilema que vai enfrentar é se ajuda Laszlo e perde seu grande amor pela segunda vez ou se luta para ficar com sua amada.  
 
A frase do filme
 
A frase mais famosa do filme nunca foi dita, mas acabou eternizada:
- Play it again, Sam! (supostamente dita por Ingrid Bergman)

Podemos ficar com essa: 
- Sempre teremos Paris - Rick (Bogart) para Ilsa (Bergman)

Minha Cena

Ilsa (Bergman) pede a Sam para tocar novamente a canção "As time goes by" e diante da recusa dele, começa a cantarolar a música. Sam, ao piano começa a tocar e cantar a música. Rick (Bogart) entra e furioso dirige-se ao pianista por que essa é uma música que ele proibiu de ser tocada em seu bar. 
Então ele vê Ilsa. Atenção para o close em Ingrid Bergman.

Trailer