"Ben-Hur" (Ben-Hur) é um filme de 1959 dirigido por William Wyler e estrelado por Charlton Heston, Stephen Boyd e Haya Hararret.
Baseado no romance épico de Lew Wallace, publicado em 1880, que conta uma estória fictícia passada nos tempos de Cristo, o filme foi um enorme sucesso de público, de crítica e o grande ganhador do Prêmio Oscar de 1960 levando 11 estatuetas entre os quais "Melhor Filme", "Melhor Ator" e "Melhor Diretor".
Com a recusa de Burt Lancaster (Campos dos Sonhos), para o papel de Ben-Hur, o diretor Wyler foi buscar Heston, com quem havia trabalhado no clássico de 1958 "Da Terra Nascem os Homens".
Grandioso, Ben-Hur é um dos grandes clássicos da história do cinema e com quase 4 horas de duração, é daqueles filmes que arrastava multidões ao cinema, em uma época onde a televisão ainda engatinhava e era a diversão garantida para a toda família.
O filme levou mais de nove meses para ser concluído e por causa dos custos associados foi rodado em Cinecittà na Itália.
O sucesso de Ben-Hur ainda ajudou a produtora Metro Golden Mayer a sair do processo de falência pelo qual vinha passando na época.
Sinopse
Em Jerusalém, no início de Século I, o judeu de família rica Judah Ben-Hur, sua mãe e irmã são injustamente condenados por ordem de Messala, um nobre romano de quem era amigo, apesar das diferenças religiosas.
Condenado a passar o resto de sua vida como escravo nas galés, Ben-Hur vê seu destino mudar ao salvar a vida de um alto oficial romano durante uma batalha.
Surge então a oportunidade de se vingar de Messala, participando das mortais corridas de biga, onde seu inimigo tem sido o grande vencedor dos últimos anos.
Enquanto planeja sua vingança, seu caminho será cruzado pela crucificação de Jesus Cristo, o que vai mudar o seu destino.
Minha Cena
Não há como não associar Ben-Hur com a famosa cena da corrida de bigas, emocionante, grandiosa e com efeitos especiais fantásticos para a época. Só por esta sequência já vale a pena ter o filme em sua videoteca. Mas Ben-Hur é muito mais do que isso. Confira, veja ou reveja.
A frase do Filme
- Continue Judah, continue, a corrida não acabou!
Messala para Ben-Hur, no final da corrida, dizendo que a mãe e a irmã de Ben-Hur não estão mortas, mas sim no Vale dos Leprosos
Trailer