Pesquisar este blog

domingo, 9 de junho de 2013

A Felicidade Não Se Compra (17)


"A Felicidade não se compra" (It's a wonderful life) é um filme de 1946, estrelado por James Stewart e dirigido por Frank Capra.
Stewart inicialmente não havia aceito o papel, pois acabara de voltar da 2ª Guerra Mundial, mas foi convencido pelo amigo Lionel Barrymore  a participar do filme. Barrymore faz o banqueiro vilão da estória.
O italiano imigrante Frank Capra estava no auge de sua carreira e já havia ganho 3 Oscars como Diretor por "Aconteceu naquela noite" de 1934 que também deu o Oscar da Melhor Ator para Clark Gable, "O Galante Mr. Deeds" de 1936 e "Do mundo nada se leva"de 1938". Apesar disso, seu filme mais famoso é o clássico "A felicidade não se compra" 
Capra tinha uma frase famosa: "um pressentimento é a criatividade tentando te dizer algo". 
"A Felicidade não se compra" é daquele tipo de filme que ninguém esquece e que vem sendo amado desde o seu lançamento. Mesmo tendo visto-o mais de uma vez, é impossível não se emocionar com a estória e principalmente com a conclusão no final. Como a estória também de passa no Natal, o filme acabou virando um clássico natalino com a moral de que fazer o bem sempre traz o bem, o que sem dúvida é um alento e uma esperança para um mundo onde cada vez mais nos tornamos superficiais e incrédulos.
Imperdível, o tipo de filme que Hollywood esqueceu de como se faz, um tipo de filme que mostra como a vida é maravilhosa. Uma pena

James Stewart

James Stewart (1908 - 1997) é um dos maiores astros da história do cinema e atuou em diversos filmes considerados clássicos. Foi indicado cinco vezes ao Oscar de Melhor Ator, ganhando em 1941 por seu papel em "Núpcias de Escândalo".
Foi um ator muito versátil atuando em diversos gêneros como os clássicos "Meu Amigo Harvey" (comédia), "Whinchester 73" (western) e Janela Indiscreta (suspense).
James Stewart sempre foi uma unanimidade, amado pelo público, admirado pelos colegas atores e o ator preferido de diretores famosos como Frank Capra, Anthony Mann e Alfred Hitchcock. 
Com Hitchcock, além do cultuado "Janela Indiscreta", trabalhou em 1948 no filme "Festim Diabólico" que foi a primeira tentativa de fazer um filme sem cortes e que por limitação de equipamento teve apenas oito cortes durante as filmagens.

Sinopse

George e o anjo que vem a Terra ajudá-lo
George Bailey é um empresário, casado e pai de quatro filhos, que sempre sonhou com um mundo melhor e passou toda a sua vida ajudando as pessoas de sua cidade até que na véspera de um Natal, perde tudo que tem. 
Desesperado, pensa em se suicidar, mas as orações de todas as pessoas que ele ajudou traz um bondoso anjo a Terra, que vai mostrar a George como seria a vida de todas as pessoas que ele ajudou e de sua família se ele nunca tivesse existido.


Minha cena

Já no final, George é salvo pelo anjo e emocionado corre para a casa para abraçar sua família, mesmo sabendo que os oficiais da justiça vão estar lá para prendê-lo. 
Mas os amigos vão estar lá para resolver todos os problemas de George. Para chorar.

A frase do filme

"Lembre-se que ninguém é um fracasso se tem amigos".
dedicatória em livro do anjo Clarence para George  

Trailer