Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Apocalypse Now (39)


"Apocalypse Now" (Apocalypse Now) é um filme de 1979 dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen.
Baseado no livro "O Coração das Trevas" de Joseph Conrad, "Apocalypse Now", realizado após "O Poderoso Chefão Parte I e II", apesar de ainda ter o diretor em grande forma, não teve o resultado pretendido para a época e o filme não fez o sucesso esperado.
Coppola teve muitos mais problemas que em qualquer outra produção, o diretor inclusive chegou a declarar que teve vontade de se suicidar. Um furação atingiu e destruiu o set de filmagens nas Filipinas, Martin Sheen teve um enfarto e atrasou tudo, cogitou-se de substitui-lo, mas Coppola preferiu esperar. Já Marlon Brando, que havia engordado muito, exigiu que somente seu rosto fosse mostrado. Tudo isso levou a um atraso de três anos no lançamento de "Apocalypse Now", que acabou não estourando nas bilheterias. 
Coppola usou a música "The End" do The Doors como uma forma de homenagear Jim Morrison, com quem havia estudo na faculdade.   
Confesso que na época não gostei do filme, achei arrastado, escuro, quase entendiante. Hoje, no entanto, tenho certeza que estava enganado, "Apocalypse Now" é real, crítico e mostrou ao mundo o horror que foi a Guerra do Vietnã nos próprios campos de batalha do país asiático, enquanto, outros filmes como "Amargo Regresso" de Hal Ashby (1978) e "Taxi Driver" do diretor Martin Scorcese (1976) mostraram esse mesmo horror, porém após a guerra. 
Mesmo não estando no mesmo nível de "O Poderoso Chefão" não perca ou deixe de rever.

Sinopse

Durante a Guerra do Vietnã, um coronel do exercito americano (Brando) deserta e forma seu próprio exercito de guerrilha na selva do Camboja. 
O Alto Comando do Exercito decide enviar um Capitão (Sheen) para matar o Coronel em plena selva. 
No seu trajeto, o Capitão vai se deparar com o horror, crueldade e absurdos que qualquer guerra provoca.


Minha Cena
A  cena mais famosa e bela do filme é a do ataque de helicópteros, demonstrando o poder bélico dos americanos, que se mostraria inútil frente a determinação dos vietcongues. 
Tudo ao som da obra prima de Richard Wagner, A Cavalgada da Valquírias.

A frase do Filme

"Eu adoro o cheiro de nalpam pela manhã"
Tenente-Coronel Bill Kilgore (Robert Duvall)


Trailer