Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Muito Além do Jardim (36)

"Muito Além do Jardim" (Being There) é um filme de 1979 dirigido por Hal Ashby e estrelado por Peter Sellers e Shirley McLaine.
Apesar de não ser muito lembrado, "Muito Além do Jardim" é um filme obrigatório. Talvez, a melhor crítica já feita pelo cinema a sociedade política americana e ao tipo de mídia que vive plantando ou inventando notícias e que pode transformar um homem simples e simplório em um gênio, aqui neste caso em um gênio da política. 
Chance é um homem simples e quando fala suas palavras são simples, mas a imprensa e os políticos insistem em achar que ele fala por metáforas, como se estivesse querendo que seus pensamentos fossem entendidos por todos. Nesta visão equivocada, até o silêncio dele é genial. Esta é maior comprovação que a mídia pode transformar qualquer coisa no que quiser, algo muito bom em muito ruim, da mesma forma o inverso ou até fabricar um ídolo ou um salvador da pátria, ou mesmo um gênio. 
Peter Sellers tem aqui a melhor atuação de sua carreira e ele fez o filme para se livrar do estereótipo do Inspetor Closeau da famosa série "A Pantera Cor de Rosa" que o imortalizou no cinema. 
Redescubra Peter Sellers (1925 - 1980), o ator que afirmou um dia: "odeio tudo que faço, não sei como vocês gostam".
Assista ao filme e compare com Forrest Gump, feito 15 anos mais tarde em 1994 e avalie se existe semelhanças.

Sinopse

Um homem chamado Chance, que passou toda a sua vida cuidando de um jardim dentro de uma mansão, vê sua vida mudar com a morte de seu patrão. Ele que até então só conhecia o mundo pela televisão, em seu primeiro dia nas ruas é atropelado e é levado para a casa de um magnata muito influente na sociedade americana. 
Com seu comportamento simples, o jardineiro acaba sendo confundido com um gênio da política e começa a influenciar todos, inclusive o Presidente dos Estados Unidos.


Minha cena 


A cena final é muito marcante, enquanto o magnata que acolheu Chance está sendo enterrado, seus amigos planejam lançar o ex-jardineiro na política. De forma surpreendente, num final que pode ter várias explicações, Chance caminha sobre as águas. Confira!

A frase do filme

 - Na televisão Sr. presidente, o senhor parece bem menor
Chance para o Presidente dos Estados Unidos em seu primeiro encontro
  
Trailer

domingo, 27 de outubro de 2013

Sobre Meninos e Lobos (35)


 "Sobre Meninos e Lobos" (Mystic River) é um filme de 2003 dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon e Laurence Fishburne.
Excepcional drama de investigação dirigido pelo veterano astro Eastwod, o grande injustiçado da premiação do Oscar daquele ano na categoria de Melhor Diretor. No ano seguinte, como que justificando essa perda, a Academia acabou dando o Oscar de Melhor Diretor para Clint Eastwood por "Menina de Ouro", um trabalho muito menor do astro.
Mystic River consolidou Eastwood como um grande Diretor, apesar de já ter ganho um Oscar em 1991 por "Os Inconquistáveis". Seguiram-se grandes trabalhos como "A Conquista da Honra", "Cartas de Iwo Jima", "Gran Torino" e "Invictus".
Já o ator Sean Penn, que ganhou o Oscar e o Golden Globe como Melhor Ator, tem uma atuação inesquecível e emocionante, atente-se para a cena onde sua filha é encontrada morta no parque: comovente. 
O roteiro trata de um tema atual e que aflige cada um de nós: a violência urbana retratada em um brutal assassinato e a falta de confiança nas autoridades levando a decisão por justiça pelas próprias mãos. A terrível conclusão que assistimos é que se a Justiça legal não alcança resultados, as consequências de tomá-las por si mesmo pode ser muito pior. Confira.

Sinopse

Um pai desesperado, após o assassinato brutal de sua filha, tenta encontrar o responsável, mesmo que a investigação da Polícia esteja sendo conduzida por um detetive amigo A suspeita irá apontar um outro amigo de infância, que guarda um terrível segredo que ninguém conhece. A solução do crime acabará passando por fatos marcantes do passado dos três, até o final surpreendente.


Minha cena

Os amigos estão no bar e Jimmy (Penn) já decidiu que Dave (Robbins) é o culpado e vai fazer ele confessar para depois tomar a justiça nas próprias mãos. Cena tensa e muito forte, prepare-se.

A frase do Filme


- É minha filha lá, é minha filha lá!
Sean Penn para os policiais quando encontra a filha assassinada



Trailer