Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Chinatown (4)

Chinatown é um filme de 1974, dirigido pelo polonês Roman Polanski e recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original, sendo o seu roteiro uma homenagem ao gênero Film Noir.

Chinatown é um filme do gênero policial, que não faz concessões, onde o bem não é uma certeza de um final feliz. 

O ator Jack Nicholson concorreu ao Oscar de Melhor Ator e apesar de não ter levado o prêmio, sua carreira ganhou novo fôlego, tornando-se um astro em Hollywood. Já no ano seguinte, com o filme "Um Estranho no Ninho" que fará parte dos "Os filme que eu vi...vi", levou a estatueta ao interpretar um prisioneiro que simula precisar de tratamento psiquiátrico.


Não é fácil passar despercebido por "Chinatown", sua conclusão é o tipo de verdade que nos incomoda e aflige em nossa realidade, onde a justiça parece ter duas caras, uma para os ricos e poderosos e outra para as pessoas normais.  Assista o filme, comprove e não se desiluda.

Roman Polanski

Polanski em ponta no filme Chinatown
O diretor Roman Polanski teve uma conturbada vida nos Estado Unidos. Em 1968 dirigiu o assustador clássico de terror "O Bebê de Rosemary". Em 1969 foi vítima de uma tragédia pessoal com o assassinato de sua esposa Sharon Tate pelo serial killer Charles Mason. Em 1974, com Chinatown poderia ter consolidado uma carreira de muito sucesso em Hollywood, mas que foi interrompida em 1978, quando teve que deixar o país antes de ser condenado por relação sexual com uma menor de 13 anos. 

Film Noir
"Film noir", que significa em francês "filme negro", foi um estilo de filme policial, quase sempre envolvendo detetives cínicos e durões, mas na sua essência honestos. Eram geralmente filmados em preto e branco, com tomadas em alto contraste. Surgidos no início dos anos 40, produziu alguns clássicos que com o passar dos anos viraram "cults" reverenciados por uma nova geração de público e de diretores.

O famoso Humphrey Bogart protagonizou diversos filmes neste estilo, como "Relíquia Macabra (The Maltese Falcon)", onde viveu o detetive Sam Spade, sendo dirigido pelo diretor Jonh Huston, que atuou como ator no filme Chinatown. Outros clássicos como Laura (1944 / direção Otto Preminger), Gilda (1946 / direção Charles Vidor) e A Beira do Abismo (1946 / Howard Hawks) são uma amostra de clássicos "films noir". 


Sinopse


Na Los Angeles da década de 30, o detetive particular Jake Gittes é contratado por uma mulher que acredita que o marido a está traindo. Quando o marido aparece morto no reservatório de água da cidade, o caso tem uma reviravolta e Jake acaba se envolvendo com gangsters e com um poderoso e corrupto milionário da cidade. 

Minha cena

O suspense da intrincada trama de Chinatown somente é revelado no final surpreendente com o clímax pessimista que conclui que nem sempre o bem triunfa sobre o mal e que na realidade, em um mundo onde a corrupção predomina, sempre os poderosos acabam levando vantagem e saindo impunes.
A cena final não respeitou o roteiro escrito, Polanski talvez contaminado por sua tragédia pessoal insistiu em um final mais realista e cruel, diferente do script original.

A frase do filme

"Esqueça Jake, isto aqui é Chinatown."

Trailer