Chinatown é um filme do gênero policial, que não faz concessões, onde o bem não é uma certeza de um final feliz.
O ator Jack Nicholson concorreu ao Oscar de Melhor Ator e apesar de não ter levado o prêmio, sua carreira ganhou novo fôlego, tornando-se um astro em Hollywood. Já no ano seguinte, com o filme "Um Estranho no Ninho" que fará parte dos "Os filme que eu vi...vi", levou a estatueta ao interpretar um prisioneiro que simula precisar de tratamento psiquiátrico.
Não é fácil passar despercebido por "Chinatown", sua conclusão é o tipo de verdade que nos incomoda e aflige em nossa realidade, onde a justiça parece ter duas caras, uma para os ricos e poderosos e outra para as pessoas normais. Assista o filme, comprove e não se desiluda.
Roman Polanski
Polanski em ponta no filme Chinatown |
Film Noir
"Film noir", que significa em francês "filme negro", foi um estilo de filme policial, quase sempre envolvendo detetives cínicos e durões, mas na sua essência honestos. Eram geralmente filmados em preto e branco, com tomadas em alto contraste. Surgidos no início dos anos 40, produziu alguns clássicos que com o passar dos anos viraram "cults" reverenciados por uma nova geração de público e de diretores.
O famoso Humphrey Bogart protagonizou diversos filmes neste estilo, como "Relíquia Macabra (The Maltese Falcon)", onde viveu o detetive Sam Spade, sendo dirigido pelo diretor Jonh Huston, que atuou como ator no filme Chinatown. Outros clássicos como Laura (1944 / direção Otto Preminger), Gilda (1946 / direção Charles Vidor) e A Beira do Abismo (1946 / Howard Hawks) são uma amostra de clássicos "films noir".
Sinopse
Na Los Angeles da década de 30, o detetive particular Jake Gittes é contratado por uma mulher que acredita que o marido a está traindo. Quando o marido aparece morto no reservatório de água da cidade, o caso tem uma reviravolta e Jake acaba se envolvendo com gangsters e com um poderoso e corrupto milionário da cidade.
Minha cena
O suspense da intrincada trama de Chinatown somente é revelado no final surpreendente com o clímax pessimista que conclui que nem sempre o bem triunfa sobre o mal e que na realidade, em um mundo onde a corrupção predomina, sempre os poderosos acabam levando vantagem e saindo impunes.
A cena final não respeitou o roteiro escrito, Polanski talvez contaminado por sua tragédia pessoal insistiu em um final mais realista e cruel, diferente do script original.
A frase do filme
"Esqueça Jake, isto aqui é Chinatown."
Trailer
Nenhum comentário:
Postar um comentário