"Operação França" (The French Connection) é um filme de 1971, dirigido por William Friedkin e estrelado por Gene Hackman, Roy Scheider e Fernando Rey.
Baseado em um fato real, a história se passa em uma Nova York muito diferente dos dias atuais, povoada por marginais, policiais corruptos e leis ineficientes, não muito diferente do que vemos ainda por aqui. Um grande esforço das autoridades americanas conseguiu mudar a cidade e transformar Nova York no maior polo turístico dos Estados Unidos, muito seguro e agradável.
Voltando a "Operação França", o filme levou 5 Oscars, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor. Friedkin, então com 36 anos, foi o diretor mais jovem a ganhar o prêmio.
Gene Hackman como o Detetive Popeye |
o ator Fernando Ray |
A produção trouxe Fernando Ray, mas aí perceberam que Friedkin falava de Francisco Rabal. Ray acabou sendo mantido.
Quanto a Hackman, brilhante no papel que lhe deu o seu único Oscar de Melhor Ator, foi escolhido somente após a desistência de Steven McQueen, Peter Boyle e James Caan.
"Operação França" é um filme policial que mesmo após 40 anos de sua realização continua sendo vibrante, com cenas eletrizantes e é uma marca do gênero. Imperdível.
Sinopse
Dois detetives da polícia de Nova York investigam um pequeno comerciante local que aparentemente está tendo gastos muito acima de sua renda e acabam se deparando com um carregamento de drogas vindos da França. A partir daí começa uma perseguição para impedir que a droga não chegue ao seu destino.
Minha Cena
Minha cena inesquecível é a perseguição do Metrô onde o Detetive Popeye tenta seguir o vilão interpretado por Fernando Ray. Memorável, confira.
Trailer