Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

Cidadão Kane (14)


"Cidadão Kane" (Citizen Kane) é um filme de 1941, estrelado e dirigido por Orson Welles. 
O filme é um marco do cinema devido as inovações nas técnicas cinematográficos, principalmente nos enquadramentos com tomadas de baixo para cima, exploração de campo visual, personagens passando por cima das câmeras e ainda a presença constante dos tetos dos ambientes, que passam a fazer parte da condição do momento da estória, o que nunca tinha sido feito até então.
posicionamento de câmera para tomada de cena
 

Na narrativa adotou uma forma que não é linear, também muito inovador para a época, o que exige maior maior  concentração de quem está assistindo.
O filme teve muitos problemas em sua realização, principalmente as brigas com o magnata da imprensa americana, William Randolph Hearst, que acreditava que Cidadão Kane era uma disfarçada pejorativa biografia de sua vida. Com esta convicção, o milionário fez várias tentativas de impedir o lançamento do filme, desde ameaças até mesmo a compra dos direitos de exibição para não deixar que a obra chegasse aos cinemas.
Felizmente a produtora RKO, ficou do lado de Welles e garantiu o lançamento do filme. No entanto Hearst nunca perdoou Wellles, o que provocou um desfecho trágico para o futuro do jovem cineasta.
É considerado por grande parte da crítica como o maior filme da história e está classificado em primeiro lugar na lista de melhores filmes da American Film Institute.
"Cidadão Kane" não é um filme fácil de assistir, é complexo e inovador, com cenas que ainda hoje chamam a atenção pela originalidade, mas é uma produção que não pode faltar no curriculum de qualquer amante do cinema, uma obra-prima recheada de novidades que marcou e mudou para sempre a indústria cinematográfica. Confira.

Orson Welles

Orson Welles (1915 - 1985) foi um gênio precoce no ramo da comunicação e tudo levava a crer que sua carreira teria um sucesso duradouro. Infelizmente isto não ocorreu. 
Em 1938 em um programa de rádio CBS, Welles transmitiu uma versão radiofônica de "Guerra dos Mundos", que causou generalizado pânico na população dos Estados Unidos, que acreditou que realmente a Terra estava sendo atacada por alienígenas. O episodio causou tantos problemas que Welles teve que voltar a rádio no dia seguinte e pedir desculpas aos americanos, sendo depois demitido com toda a  sua equipe pela executivos da rádio. 
Com a direção de "Cidadão Kane", aos 26 anos de idade, obteve um enorme sucesso e reconhecimento de crítica como um novo gênio do cinema.
No entanto, a partir daí os problemas com o milionário Hearst e seu difícil temperamento o impediram de continuar sua ascensão e ele nunca mais fez sucesso, chegando praticamente esquecido no final de sua vida, sem nunca ter repetido algo tão grandioso como "Cidadão Kane".


Sinopse 
 
Um grupo de jornalistas tenta decifrar por que o magnata da impressa Charles Foster Kane, antes de morrer, pronunciou a palavra Rosebud.
A partir deste ponto é iniciada uma investigação mostrando a vida de Kane em flash backs, sua infância, acensão para a fama até a sua queda e morte.

Minha cena

 A cena final é impressionante com a câmera passando sobre o depósito com as caixas e pertences que sobraram de Charles Kane, dando a impressão que estamos sobrevoando uma grande cidade, revelando tudo que pertencia ao milionário até que de repente, o final revelador e surpreendente.
Aula de cinema, imperdível.



A frase do filme

 
      - Rosebud!





Primeiras Cenas


Um comentário: