Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2013

O Poderoso Chefão (1)

  
Por que você foi a policia? Por que você não veio a mim primeiro?
Estas são as duas primeiras falas de Marlon Brando em O Poderoso Chefão (The Godfather) e que dão o tom inicial a um dos maiores filmes já realizados pelo cinema.

O Poderoso Chefão, feito em 1972, não é um filme de gangsters, é um filme de diálogos e através desses diálogos constroem-se uma trama incrível, contando a saga de uma família, cuja própria historia se mistura com a historia americana e que anuncia um fim de uma era.

O filme é daquelas coincidências que tudo que deveria dar errado, acaba dando certo, tornando algo destinado ao fracasso em um grande sucesso. Vejamos alguns dessas convergências:


Coppola dirigindo Brando
Francis Ford Coppola não foi a primeira escolha dos estúdios Paramount para a direção, antes dele haviam tentando o italiano Sergio Leone e o grego Costa-Gravas. 

Coppola, então com 33 anos,  também inicialmente não queria dirigir o filme, receando que poderia acabar fazendo uma apologia a Máfia, manchando assim sua descendência italiana. Foi George Lucas, seu amigo e diretor de “Guerra nas Estrelas” que o convenceu a aceitar o convite.  
 
Por falar em Máfia, que naquela época ainda era muito forte, conta-se que houve uma negociação para que a palavra Máfia não fosse citada no filme, sendo trocada pela palavra “Família”. 

Marlon Brando, já um ator decadente e com a fama de ser um ator difícil de dirigir foi imediatamente descartado pelo estúdio e somente com muita insistência de Coppola foi considerado para o papel que acabaria lhe dando o Oscar de Melhor Ator em 1972, mas que ele recusou, mandando em seu lugar uma índia para ler um protesto em defesa dos índios americanos.

Al Pacino, um ator de teatro totalmente desconhecido do cinema na época, também foi rechaçado pela Paramount, que queria Robert Redford para o papel, o que teria sido um absurdo daqueles que Hollywood comete de vez em quando, pois Redford tem o tipo físico de um irlandes quase vermelho, muito longe de parecer uma italiano mafioso.

Quando o filme foi lançado transformou-se rapidamente em um grande sucesso e o temor de Coppola foi confirmado: Don Vito Corleone e a Família, rapidamente foram considerados como heróis em um mundo de muita corrupção e pouco crédito as autoridades.    

Sinopse


Don Corleone sendo baleado em tentativa de assassinato

A mais poderosa família de gangsters de Nova York se vê ameaçada quando o seu chefe Don Vito Corleone sofre uma tentativa de assassinato. Através de seu filho caçula, Miachel Corleone, tenta se defender partindo para uma guerra sangrenta.
  




Trecho Inicial do Poderoso Chefão





A frase do Filme

Mantenha os amigos por perto. E os inimigos mais perto ainda - Don Vito Corleone

Minha Cena


Kay observa Michael
O Poderoso Chefão tem cenas inesquecíveis, memoráveis, mas como nessa sessão só cabe uma, escolhi umas das minhas preferidas: Kay, esposa de Michael, após uma discussão com o marido se convence que ele não é um assassino e sai para buscar uma bebida para brindarem. É quando ela vê, os membros da organização entrando por outra porta e respeitosamente, um a um, vão beijando a mão de Michael, o que simboliza o rito da aceitação do novo líder da organização. A partir daí, a imagem se volta para Kay, que apenas vê com extremo horror que tudo aquilo que temia estava acontecendo. Michael já não era Michael, ele agora era Don Corleone.

...e depois

O Poderoso Chefão teve duas sequências, Parte II feita em 1974, que é considerada uma das melhores continuações de um filme já feita. Em 1990, Coppola dirigiu a última parte da trilogia,, infelizmente muito inferior as duas primeiras e totalmente dispensável.

Um comentário: