Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Por que os filmes que eu vi e vivi



O cinema há mais de cem anos vem divertindo, emocionando, despertando consciências, assustando e surpreendendo a dezenas de milhões de pessoas.
Os irmão Lumière

Selo comemorativo US Mail
Tudo a partir de uma invenção dos irmãos franceses Lumière feitas no século XIX, batizada de cinematógrafo.

No início o que era apenas um “hobby”, acabou se tornando em uma grande e lucrativa indústria, principalmente com a entrada em cena de um americano chamado D. W. Griffith, considerado o criador da linguagem cinematográfica e realizador dos filmes “O Nascimento de uma Nação” e “Intolerância”, realizados em 1915 e 1916, respectivamente.

O cinema nunca mais parou, a indústria se expandiu e milhares de filmes foram produzidos desde então, alguns muito bons, outros nem tanto.

Este não é um blog da história do cinema, nem dos atores, nem dos diretores. É apenas a minha confissão, um apaixonado por filmes que resolveu escrever sobre os 100 melhores filmes que eu vi ou vivi. Não serã os 100 melhores filmes de uma lista oficial, serão apenas os filmes que estão na minha memoria e permanecerão comigo para sempre.

Não haverá uma cronologia, os filmes mostrados a cada “postagem” não estarão em ordem dos melhores, nem de ano de produção e nem por atores. Não me arrisco a dizer qual é o melhor filme que eu vi, nem o segundo e assim suscetivamente, apenas irei escolher filmes que me deram muito prazer de ver. 

Caso eu esqueça de algum ou cometa a injustiça de não apresentá-lo aqui, eu ficarei grato em ter a ajuda de quem passar por aqui e chamar minha atenção.

Charles Chaplin, o eterno vagabundo

Charles Chaplin, Clark Gable, James Stewart, Olivia de Havilland, Vivien Leigh, Francis Ford Coppola, Jonh Ford, Marlon Brando, Peter Jackson, Steve Spielberg, James Dean, George Clooney, todos estarão aqui e muito mais.



poster de ...E o Vento Levou
"O Poderoso Chefão", "2001 Uma Odisseia Espacial", "O Senhor dos Anéis", "Amadeus , "Casablanca", "A felicidade não se compra", "Cidadão Kane" "ET, o Extraterreste, Tubarão, Apocalipse Now, são alguns dos filmes que farão parte desta lista.  


Quantos filmes inesquecíveis, quantos atores maravilhosos, muitas licões, isso tudo é cinema, isso tudo são "Os filmes que eu vi...vi".


Bem por hoje só. Na próxima semana, pegue sua pipoca e curta o blog. Até lá! 

 

7 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pela idéia!!! Fiquei curiosa para ler sobre os 100 filmes que você escolheu!!! Obrigada por sempre trazer para a minha vida a magia do cinema!!! Beijos, Gé (Angélica)

    ResponderExcluir
  2. Maurício, otima iniciativa! Tenho certeza que as pessoas que acessarem irão aproveitar muito esse conteúdo! Vou acompanhar! Abraços! Carla Dora

    ResponderExcluir
  3. Mauricio, muito bom o texto. Fiquei com bastante vontade de rever o filme, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. O Blog está lindo! Estou adorando ler os posts!!! Beijos! Lara

    ResponderExcluir
  5. Você se esqueceu daquele filme que fomos ver juntos no cine Marabá, lá nos idos da década de 70. Era uma história que tinha algo a ver com um fio de cabelo. Não sei se você chegou a rever aquele filme, mas não devia ser muito bom, porque nós dois dormimos praticamente a sessão inteira.

    ResponderExcluir
  6. Ah! E por falar nos filmes que vi e vivi eu também vivi vários filmes com você. Um deles foi "Gone with the wind" (e o vento levou) que faz parte da minha vida até hoje. A primeira vez que vimos esse filme foi uma cópia péssima num cinema que não existe mais lá pelos lados da Av. Santo Amaro, lembra-se. Hoje tenho cópias em alta definição e sempre que revejo, lembro daquela primeira aventura que foi assistir essa obra prima depois de um dia de trabalho na IBM. Bons tempos!

    ResponderExcluir
  7. E para terminar por hoje, foi você que me apresentou aos musicais da Metro, lembra-se?. Tenho vários deles e são uma grande lembrança da nossa amizade de adolescente. Podemos rever nossas vidas pelos filmes que compartilhamos na juventude. Um dos meus preferidos: A última sessão de cinema (The last picture show) lembra-me de como as sessões de cinema ficaram no passado.

    ResponderExcluir