"Um Estranho no Ninho" (One Flew Over The Cuckcoo's Nest) é um filme de 1975, dirigido por Milos Forman e estrelado por Jack Nicholson e Louise Fletcher.
Foi o grande vencedor do Oscar no ano de seu lançamento, levando os prêmios nas principais categorias: Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro Adaptado. Incrivelmente ainda ganhou os prêmios nessas mesmas categorias no Globo de Ouro, o segundo maior reconhecimento da indústria cinematográfica.
Além do grande sucesso de crítica, o filme foi também um enorme sucesso de público, consolidando Nicholson no patamar de grande astro.
É o segundo filme de Forman que entra na lista dos "100 maiores filmes que eu vi...vi". No Post número 2 mostrei o excelente "Amadeus".
Um Estranho no Ninho, na minha opinião, é uma clara demonstração da intolerância de qualquer sistema com o que é diferente. Rapidamente quem é contra é eliminado, ou se adapta ou está fora. O sistema raramente muda ou permite qualquer tipo de confronto. Assim é nossa vida na sociedade, na escola ou na relação com o governo. Na história da humanidade, mudanças ou grandes transformações, foram feitas com muito sacrifício e um grande senso de perseverança de quem está envolvido. Sinopse
McMurphy é um presidiário que para fugir dos trabalhos forçados, simula problemas psicológicos e acaba sendo transferido para uma instituição para doentes mentais.
Lá, além de interagir com os outros pacientes, cria vários incidentes com a direção, entrando diretamente em confronto com a tirania da enfermeira-chefe, o que vai lhe trazer enormes problemas.
A frase do Filme
"A imaginação é capaz de atravessar qualquer prisão"
McMurphy
Minha Cena
Este filme já é um clássico e está repleto de cenas antológicas, com atuações perfeitas de todo elenco, principalmente de Nicholson e Fletcher, que estão maravilhosos.
Preste atenção na cena onde a TV é desligada em meio a um jogo de beisebol e Nicholson continua narrando.
Trailer
Nenhum comentário:
Postar um comentário