Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Jurassic Park, o Parque dos Dinossauros (42)


"Jurassic Park, O Parque dos Dinossauros" (Jurassic Park) é um filme de 1993, dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Sam Neil, Laura Dern, Jeff Goldblum e Richard Attenborough.
O maior sucesso financeiro de Spielberg com arrecadação de 1 Bilhão de dólares, Jurassic Park foi um marco no cinema, com efeitos especiais tão perfeitos, que se não soubéssemos que os dinossauros estavam extintos, daria para acreditar que eram reais nas tela. Nada foi tão grandioso até a sua época de lançamento e mais uma vez o diretor mostrou sua genialidade e criatividade. Os efeitos renderam ao filme o Oscar de Melhor Efeitos Especiais.
O faro de Spielberg para o sucesso é tão grande, que antes do lançamento do livro de Michael Crichton, ele adquiriu os diretos para filmagem pagando ao escritor 500 mil dólares, dando a ele participação na elaboração do roteiro. 
A música do filme foi composta, como sempre, por John Williams e é claro, muito linda, como todas as composições do maestro para Spielberg.
Jurassic Park teve duas outras continuações, o equivocado "O Mundo Perdido" do próprio Spielberg de 1997, uma disfarçada cópia de King Kong e em 2001 "Jurassic Park III", inferior ao primeiro, mas melhor do que a continuação. 
Em 2015 chegará uma nova continuação, "Jurassic World", que se passará 22 anos após o primeiro.

Sinopse

Um ambicioso empresário cria um inusitado parque temático, um parque que vai ter dinossauros vivos, clonados a partir do DNA extraído de insetos preservados em âmbar.
Quando começa a ter problemas com os investidores, resolve contratar dois especialistas para assegurar que o parque é seguro e pode ser inaugurado.
Mas brincar de Deus tem consequências serias e tudo começa dar errado.

Minha Cena

A cena de estreia do T-Rex é inesquecível, Spielberg cria um ambiente de pavor e de muita tensão. O que vemos é o homem sendo atacado pela Natureza e pela Máquina. No primeiro caso é o carnívoro dinossauro gigante e no segundo o carro que praticamente torna-se um inimigo quase vivo e que insiste em manter preso o garoto. Atente-se para a frase célebre do garoto Jimmy: "estamos de volta ao carro". 
Imperdível, para ver, rever e rever, uma aula de cinema.

A frase do Filme

"Detesto ter sempre razão!"

"Deus cria os dinossauros, Deus mata os dinossauros, Deus cria os homens, os homens matam Deus, os homens criam os dinossauros, os dinossauros comem o homem... e a mulher herda a Terra".
Ian Malcolm (o personagem interpretado por Jeff Goldblum)


Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário